Memorial Descritivo?
Para muitos, parece uma "bula"...todos sabem que é importante, mas poucos lêem com toda atenção merecida ou a leitura é feita praticamente no momento em que se está fechando o negócio...
Muito tarde...
Pois é, o pior caso é quando este tal de "Memorial Descritivo" servir "lá na frente" para que se "tire dúvidas" quando do recebimento do imóvel, e na maioria destes casos, os adquirentes não ficarão satisfeitos com o que irão deparar...
Como introdução, a priori o Memorial Descritivo deve "descrever", de forma sucinta, aquilo que você está comprando.
Se você for uma pessoa muito cuidadosa, irá solicitar antes da compra, o memorial descritivo que consta no "registro de incorporação - RI", pois este documento foi o qual o Incorporador registrou em cartório informando como pretende construir o edifício.
Você irá se surpreender como este documento é genérico, constando muito pouco daquilo que veiculado em marketing..
Talvez o primeiro memorial que tenha acesso, seja o memorial descritivo a ser rubricado no momento da assinatura do instrumento de compra. Muito tarde.... peça este documento logo no início do "namoro" com o novo apartamento.
A primeira constatação que irá fazer (na maioria dos casos) será o emprego praticamente em todos os itens constantes no memorial da palavra "SIMILAR"...
Este é um grande problema, pois o emprego do termo "SIMILAR" pode ser subjetivo, como por exemplo: uma simples torneira, pode variar de R$50,00 a mais de R$1.000,00 e continua sendo apenas uma "torneira", logo, como saber exatamente o que está se comprando?
Como no momento da compra se sabe exatamente o preço do imóvel, seria no mínimo razoável que se soubesse a referência, modelo, código, tamanho, cor, espessura, marca e demais detalhes daquilo que se está pagando e que compõe o todo.
Se o memorial tem referências porém também tem o famoso complemento "OU SIMILAR", então a complicação está estabelecida: como uma torneira "linha Belle Epoque", de um determinado fornecedor pode ter "SIMILAR"? O que estabelece tal similaridade?
A segunda constatação ao ler o memorial e caso o estande de vendas tenha um apartamento modelo decorado, é que, basicamente, nenhum dos materiais do memorial foram utilizados no modelo.....Existem casos de incorporadores, já cientes deste stress futuro, que montam um apartamento decorado, um sonho, porém montam um segundo modelo da forma como será entregue, de acordo com o memorial!! O "choque" é eminente! porém é bom que seja antes, pelo menos para quem está comprando pois fica claro o que de fato irá receber.
Como o assunto é vasto, pois outros itens devem ser observados, como: preparado para piso, revestimento de gesso liso entre outros, nas próximas postagens abordarei cada um destes, pois merecem um capítulo a parte...
Atenção nunca é demais...
Sugestões? Me escrevam dellabetta@terra.com.br
Eu trabalho no departamento de orçamentos de uma construtora, me deparo quase todos os dias com memoriais descritivos enviados pelo cliente e, garanto a todos, depois de 15 anos fazendo orçamentos, conto em apenas uma mão quantos vieram completos e específicos!
ResponderExcluir